You are currently viewing Sentindo-se improdutivo no home office?

Sentindo-se improdutivo no home office?

Um dia o home office foi apontado como a modalidade de trabalho do futuro. O avanço da tecnologia permitiria a humanidade abrir mão de atividades repetitivas para se concentrar em outras que poderiam ser realizadas à distância.

O que talvez ninguém imaginasse é que o cenário futurista chegaria a nós tão rápido. A pandemia de covid-19 impôs o home office no mundo todo. Os resultados obtidos ao adotar esse modo de trabalho fizeram com que muitas empresas e trabalhadores desejem mantê-lo mesmo quando o término da pandemia chegar.

Sabemos, contudo, que trabalho à distância não satisfaz a todos. É comum encontrarmos pessoas alegando que não gostam de trabalhar em home office porque em casa se sentem improdutivos e desfocados.

Se isso acontece com você, já pensou que a sua queda de produtividade no home office pode ser uma consequência da qualidade do ar que respira em casa?

A qualidade do ar interno e a produtividade

A qualidade do ar interno é um dos fatores ambientais de imóveis com maior impacto na nossa saúde e bem estar. A poluição do ar interior significa maiores riscos de sofrer com problemas de saúde grave, ainda que grande parte dos poluentes seja de origem externa.

O que faz do ar interno tão perigoso é que, como nos ambientes internos a circulação e renovação do ar são menores, a concentração dos elementos nocivos é maior.

Quando você se sente improdutivo quando trabalha de casa, com dificuldades de focar e fazer o que precisa, cometendo mais erros, a grande culpada por você se sentir assim pode ser a concentração de CO2 no ar que está respirando.

Mesmo concentrações moderadas de gás carbônico em ambientes fechados são capazes de causar dores de cabeça e fadiga. Já em altas concentrações, sintomas como náusea, vômitos e tonturas podem ocorrer. Caso a concentração esteja altíssima, pode perder a consciência.

Mas não é só isso. Um estudo realizado em 2012 mostrou que a presença de CO2 em níveis mais altos que o adequado nos ambientes internos leva à piora na tomada de decisão. Segundo o estudo, realizado pelo Departamento de Energia dos EUA, das nove atividades monitoradas em locais de alta concentração de CO2, cinco decisões ruins foram tomadas.

E não é só isso: os dois tipos de decisões que foram mais afetadas forma aquelas que envolvem iniciativa ou estratégia.

Agora você deve estar se perguntando: “Ok, mas como descubro se na minha casa o nível de CO2 está atrapalhando meu desempenho no home office? ”. A Conforlar tem a solução.

Medindo a concentração do CO2 de seus ambientes

O Pocket CO2 Meter é um medidor de gás carbônico portátil e super fácil de usar que permite você monitorar a qualidade do ar do ambiente interno em tempo real. Com leitor digital intuitivo, o aparelho é fácil de usar e apresenta alto nível de confiabilidade.

Com ele você vai poder descobrir se a sua produtividade no home office não vem sendo afetada pela qualidade do ar que respira, possibilitando tomar medidas que corrijam o problema, como aumentar a renovação do ar no local.

Você encontra o Pocket CO2 Meter e outros produtos e serviços para cuidar do meio ambiente da sua casa no site da Conforlar. Vem descobrir.
Até a próxima!

Deixe um comentário