O ar-condicionado é um item de muita importância na casa de milhares de brasileiros, e há algum tempo deixou de ser um artigo de luxo para se tornar uma necessidade. Afinal de contas, manter um clima agradável traz bem-estar e colabora com a saúde. Com a popularização do ar-condicionado, também é importante tratar dos riscos de não cuidar bem deste aparelho.
Responda honestamente: há quanto tempo você não realiza uma boa limpeza em seu ar-condicionado? Estamos aqui para lembrar você de que esse cuidado não pode ser deixado de lado, pelo bem-estar e saúde da sua família.
As doenças mais comuns que advém da falta de manutenção são rinites, sinusites e tosses crônicas. Há também doenças mais graves, como a pneumonia, que é a infecção dos pulmões. A falta de limpeza reduz a qualidade do ar interior, que desempenha um papel importante na saúde respiratória de quem faz uso diário do aparelho.
Existem dois tipos de manutenção que você deve conhecer e colocar em prática: a manutenção preventiva e a profissional.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é a limpeza regular dos filtros do seu ar-condicionado, que deve ser feita uma vez por mês. Caso o aparelho esteja em um ambiente com maior incidência de poeira, e seja muito frequentado, esta manutenção deve ser feita a cada 15 dias. Esta é uma manutenção que está ao seu alcance e faz toda a diferença na qualidade do ar interno.
Manutenção profissional
Na manutenção profissional, o aparelho é desmontado e a limpeza é realizada em todas as peças. Como é um processo mais complicado e demorado, é importante contar com um técnico profissional e autorizado. Esse profissional sabe como realizar o procedimento usando os produtos específicos para esta finalidade.
Esta manutenção deve ser realizada anualmente. Em caso de aparelhos que estão em ambientes movimentados e mais empoeirados, é recomendado que o procedimento seja realizado a cada seis meses.
Agora que você sabe a diferença entre os tipos de manutenção, é importante reforçar que você pode prevenir problemas no aparelho e doenças com alguns cuidados preventivos. Confira esse passo a passo para realizar uma limpeza eficiente no seu aparelho de ar-condicionado.
Passo a passo da manutenção preventiva
- Desligue o aparelho da tomada para sua segurança;
- Retire o painel frontal;
- Pulverize com um produto adequado para limpeza do seu aparelho;
- Retire o filtro e lave-o em água morna e detergente neutro;
- Deixe secar à sombra e recoloque-o no lugar, fechando o painel frontal.
Como você conferiu na dica de número 3, é importante contar com um produto adequado para a limpeza do seu ar-condicionado. Venhamos e convenhamos: não é em qualquer lugar que encontramos produtos de qualidade para esta finalidade. Porém você pode contar conosco, pois disponibilizamos a você o Air Shield, o produto certo para limpeza do seu condicionador de ar, de utilização simples e prática.
Com o AirShield você conta com limpeza, higienização e proteção. Este é um produto biodegradável, bacteriostático e anticorrosivo. Ou seja: você garante proteção sem ameaçar sua saúde.
Com um valor que cabe no seu bolso, o AirShield garante a você a limpeza necessária para evitar doenças respiratórias e outras mais graves. Não adie as manutenções preventivas e profissionais. Cuide da saúde da sua família.
Até a próxima!