A pandemia da Covid-19 trouxe ao nosso dia a dia as máscaras de proteção. O equipamento de segurança, que por aqui tinha o uso restrito aos locais de trabalho, ao contrário do que ocorre em alguns países asiáticos, passou a ser um item obrigatório na hora de sair de casa.
Com a melhora do quadro da emergência sanitária, em muitas cidades as máscaras de proteção vêm sendo deixadas de lado, exceto em alguns locais, como nos transportes públicos, ainda que muitos mantenham seu uso.
Mas as máscaras de proteção são aliadas não apenas na contenção da Covid-19. Além de evitar a propagação e contágio de outras doenças respiratórias, os equipamentos nos protegem contra a poeira, névoas e poluição, capazes de afetar nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Vem com a gente aprender qual o melhor tipo de máscara para você se proteger dos resíduos presentes no ar e da poluição.
Máscaras de proteção: muito além da Covid-19
Recentemente foi realizado nos Estados Unidos o festival Coachella, um dos maiores festivais de música pop do mundo, que em 2022 contou com shows das brasileiras Anitta e Pabllo Vittar.
A localização do festival, que acontece em uma região árida, próxima a deserto e dunas, faz com que todos os anos os frequentadores sofram com uma tosse persistente após o termino dos shows. O fenômeno tem até nome: “Coachella cough”, a tosse do Coachella, sendo causado pelo tempo de exposição às partículas de poeira da região, que são aspiradas pelos participantes.
É importante lembrar que respirar um ar carregado de resíduos e/ou poluentes prejudica o sistema cardiorrespiratório e, além de toses, alergias, rinites, sinusites e outros problemas respiratórios, pode levar ainda ao surgimento de doenças cardíacas.
Embora o Coachella e suas consequências na saúde dos participantes seja um exemplo extremado, não podemos esquecer que por aqui, nas grandes cidades, a qualidade do ar costuma ser baixa ou inadequada para a saúde humana durante a maior parte do tempo.
Assim, utilizar as máscaras de proteção no dia a dia é uma medida preventiva e em prol do seu bem-estar e manutenção da saúde e qualidade de vida a longo prazo. Que tal aproveitar que você já se acostumou a utilizar a máscara e mantê-la em sua rotina? É um gesto de autocuidado.
Pode parecer um hábito estranho, mas outras medidas de proteção como uso de cinto de segurança, protetor solar e óculos escuros entraram no dia a dia da sociedade.
Mas atenção: para obter os benefícios do uso da máscara contra poeiras, névoas e poluentes é preciso acertar na escolha do modelo.
As máscaras de pano, que por aqui se popularizam durante a pandemia devido à facilidade de acesso e menor custo, não cumprem esse papel, apresentando um poder de filtragem muito baixo, devendo sempre ser a última opção.
Já as máscaras cirúrgicas descartáveis, embora apresentem bom poder de filtragem, falham na vedação, facilitando a entrada de resíduos e ar contaminado pelas frestas nas laterais, por exemplo.
A melhor opção para você se proteger e cuidar da saúde é ela, a PFF2. Com penetração máxima de 6%, a PFF2 tem como objetivo oferecer proteção contra partículas finas, fumos e névoas tóxicas, além de apresentar maior eficiência contra vírus e bactérias.
Com grande poder de filtragem, o modelo ainda se ajusta perfeitamente ao rosto, evitando a entrada do ar que não passe pelo filtro.
Não temos dúvidas: se o público do Coachella utilizasse a PFF2 ao longo do festival, provavelmente a “Coachella Cough” seria apenas uma lenda.
Utilizar máscaras de proteção é cuidar da sua saúde e bem-estar. Adote essa ideia.
Até a próxima!