A qualidade do ar interior pode impactar a cognição dos funcionários, segundo pesquisadores da Escola de Saúde Pública T.H. Chan, da prestigiada Universidade de Harvard, EUA. Entre as funções cognitivas que podem ser afetadas estão o tempo de resposta e capacidade de concentração. Assim, podemos dizer que a qualidade do ar interior impacta diretamente a produtividade e qualidade do trabalho.
Vale ressaltar que além desses aspectos levantados pelo estudo de Harvard, o ar interior de má qualidade facilita a ocorrência de problemas de saúde entre os funcionários, aumentando o absenteísmo, o que acaba sobrecarregando os trabalhadores e gerando desmotivação.
Vem com a gente aprender mais sobre como a qualidade do ar interior afeta os resultados de sua empresa, entendendo o porquê esse é um fator que exige a atenção de gestores e empreendedores.
A qualidade do ar interior e o desempenho no trabalho
Uma das conclusões do estudo dos pesquisadores de Harvard, realizado com participantes em escritórios em seis países, foi que em locais com elevadas concentrações de material particulado fino (PM2,5) e taxa de renovação de ar mais baixa, os tempos de resposta aumentam enquanto a precisão na execução de processos é reduzida.
O estudo é mais uma prova do impacto da qualidade do ar nas funções cerebrais. Aumentos nos níveis de PM2,5 estão associadas a redução aguda da capacidade cognitiva, independente da faixa etária do indivíduo, com efeitos de curto prazo registrados entre adultos e jovens.
Esse é um resultado importante em um momento onde a qualidade do ar interior ganha a atenção de empresas e do setor público diante da pandemia da Covid-19. Estratégias que visam melhorar a ventilação e filtragem do ar de interiores, visando mitigar os riscos de contágio em ambientes fechados, vêm sendo adotadas ao redor do planeta.
Com a comprovação dos efeitos práticos e imediatos da má qualidade do ar interior no desempenho de colaboradores, esse fator se torna ainda mais estratégico para os negócios, devendo impulsionar uma nova onda de cuidado com os aspectos ambientais de imóveis.
Até a próxima!